A nível arquitectónico, o espólio de maior interesse é a arquitectura religiosa, com a sua ancestral Igreja matriz, datada de 1905.
Realçam-se ainda as várias capelas de Santo António, do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora do Bom Despacho.
Quanto ao património edificado civil, existem ainda algumas casas senhoriais seculares, como a Casa do Mirante.

Festas e romarias

As festas e romarias atraem anualmente muito turismo. Por estas terras, a romaria grande é à Senhora do Bom Despacho, no segundo domingo de Agosto.
A festa, curiosamente, tem início no sábado imediatamente anterior, com um torneio de tiro aos pratos, seguindo-se a procissão marcada pelo passeio do andor do Senhor dos Passos e pela deslocação da imagem da Senhora do Bom Despacho da sua capela para a igreja matriz, terminando esse dia com enorme e colorido arraial popular.
Prossegue a festa então no domingo, iniciando-se com uma estrondosa salva de morteiros e a chegada de uma banda de música, que precedem a solene procissão em volta de toda a povoação de Peredo, onde vários andores acompanham o andor da Senhora do Bom Despacho.
Tradição é ainda, nessa tarde de festa, o jogo de futebol onde é sempre protagonista o clube local, pelo qual a maioria dos adeptos torce fervorosamente.
Como não poderia deixar de ser, o fogo-de-artifício conclui a festa anual que tanta alegria traz à população.

Gastronomia

Pratos mais famosos, para saborear todo o ano, são as Casulas secas, o bacalhau à Lagareiro e os tradicionais enchidos de toda a zona de Bragança.

Atividades

A barragem do Camba é um investimento conjunto do Estado e das Câmaras Municipais de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro. Para além dos propósitos técnicos de abastecimento de água às populações desses lugares, a sua beleza natural traz muitos amantes da natureza a desfrutar de solarengos passeios e piqueniques, nas margens, e da prática de desportos fluviais.
Têm, no entanto, vindo a crescer as possibilidades da prática de caça e pesca desportivas que atraem praticantes devotos capazes de calcorrear grandes distâncias e fazer alguns gastos pelo prazer dessas práticas. As pensões e residenciais da freguesia agradecem e esforçam-se por acompanhar o ritmo destes desportos, estando na forja vários projectos para a criação de parque de merendas, parque de campismo e uma unidade de turismo de habitação.