A toponímia da freguesia, “Piretu”, está ligada à flora pomífera bravia local, abundante em certas alturas do ano.

Em 1706 já existia um estudo/registo demográfico da freguesia elaborado pelo padre Carvalho em “Corographia Portugueza” e em 1862 na “Estatística Paroquial” Peredo voltava a ver os seus dados demográficos actualizados.

Peredo foi uma vigararia da apresentação do abade da vila de Chacim. O vigário tinha de rendimento anual dez mil réis e o pé de altar. Esteve neste concelho até à extinção administrativa do mesmo, em 1853, passando então para o de Macedo de Cavaleiros.
Em 1839 aparece na comarca de Moncorvo, em 1852 na de Chacim e em 1862 na de Macedo de Cavaleiros, para a qual deve ter transitado logo em 1853.